Blog

Como conseguir emprego em concessionária?

Assim como em outras áreas, a tecnologia trouxe desafios novos para quem busca emprego em concessionária. Enfrentar desafios é normal em toda profissão, o cuidado deve ser com a atitude diante disso.

Se você fizer um contraponto observando como os indivíduos vivem hoje, intermediados pela tecnologia do cenário digital, e como viviam há pelo menos 10 anos, vai notar facilmente o grande contraste das mudanças.

Ocorreram rupturas com o modelo padrão em muitos aspectos do comportamento humano, inclusive no consumo. Portanto, tivemos que nos adaptar e ainda estamos nesse processo, seja profissionalmente ou na vida privada.

Em meio às transformações, o melhor é ser um agente da mudança, em vez de esperar os impactos que ela vai trazer. É fundamental partir dessa premissa para conseguir um emprego no setor automotivo.

Neste post, vamos compartilhar informações relevantes que podem ajudar a conseguir um emprego em concessionária, mostrando que existem ferramentas on-line disponíveis para isso. Acompanhe!

Saiba como se preparar

Primeiro, que tal falarmos de uma ferramenta antiga e que jamais perde a sua eficácia? O networking é um mecanismo poderoso e que decorre do potencial humano em se relacionar bem profissionalmente.

Networking

Para colocá-lo em prática, busque formas de conhecer e interagir com gestores de concessionárias em eventos onde estejam reunidos.

Vale também pesquisar por eventos locais de associações comerciais ou inteirar-se sobre convenções anuais, seminários e até workshops. O objetivo é marcar presença e se fazer notar por gestores chave no ramo.

Apresente-se, diga quem você é. A ideia é que você converse com profissionais experientes e fale sobre o seu interesse em trabalhar no setor, busque saber como eles começaram suas carreiras. Não perca a chance de pedir referências e indicações. Profissionais com experiência sempre têm histórias para compartilhar. E elas costumam trazer lições importantes.

Cursos especializados

Outro caminho do qual não se pode prescindir é o do aprendizado. Portanto, tenha iniciativa própria para pesquisar por cursos de vendas ou formações especializadas para o setor automotivo e dedique-se a aprender.

Para você ter chegado até aqui, não deve ser segredo que o universo online tem uma gama fantástica de possibilidades de estudar e decifrar o que está por trás de algumas habilidades.

Mantenha-se com essa mentalidade e busque certificações atualizadas em instituições com credibilidade na internet.

Treinamentos online

A nova realidade das concessionárias evidencia o quão tem sido importante contar com treinamentos on-line. Afinal, gestores e equipes já perceberam que esta é uma opção para otimizar a performance individual e, também, do grupo.

Com saberes alinhados, o corpo de profissionais de uma concessionária obtém resultados melhores e economiza tempo no alcance deles.

Cursos, formações e certificações vão fazer com que você desenvolva intimidade com a área, o que o torna mais confiante em seu trabalho. Sem contar que as credenciais do aprendizado vão ser a prova do seu empenho, trazendo credibilidade para o seu currículo.

Conheça os requisitos mais valorizados

Para toda profissão existem atributos que contribuem para o crescimento de cada profissional. Podem ser características natas ou competências adquiridas. Vamos conhecer alguns bem vistos para o emprego em concessionárias?

Dinamismo e capacidade de superar rejeições

Ser dinâmico e ter capacidade para sobreviver a frustrações são fatores que contam pontos para trabalhar no setor automotivo. Não basta saber receber um “não”, é preciso também manter uma atitude positiva e reunir forças para filtrar o aprendizado no processo.

Iniciativa e desejo de aprender

Hoje, as vendas não são como eram anos atrás. O preço dos carros não é mais um dado oculto, ele está na internet, disponível para qualquer um com habilidades básicas de pesquisa.

Com indivíduos mais conectados e a transformação digital em curso nas empresas, ficou claro a importância de qualificações avançadas sobre vendas online e marketing digital.

Consumidores agora são usuários, potenciais clientes são leads e as estratégias de conversão em vendas possuem mecanismos sofisticados para gerar resultados. O profissional que não dominar esses temas, reduz suas chances de conseguir colocação profissional.

Uma forma de ter acesso a conteúdos relevantes acerca do segmento automotivo é por meio de blogs de referência na área. São páginas que disponibilizam material de credibilidade e qualidade, com imagens, vídeos, apresentação de cases e até infográficos. Tudo contribui para assimilação mais aprofundada das informações.

Relacionamento interpessoal

Construir relacionamentos fortes pode ajudar muito no desempenho em vendas de carros. Mas não se trata apenas de conseguir relacionar-se positivamente com o cliente, embora esse seja o ponto principal.

Trata-se também de manter um bom relacionamento com gestores e gerentes gerais, atuando em parceria e mostrando que compartilha dos propósitos da loja.

Dentro de algum tempo, vai ser possível encontrar pessoas admiráveis profissionalmente e que percebem a sua dedicação. Isso pode fazer com que elas preocupem com você e o ajudem a crescer.

O importante de conhecer os requisitos mais valorizados desta profissão é ter uma consciência ampla do que será exigido de você no trabalho.

Sabemos que não é fácil fazer algo que não se gosta no dia a dia. E insistir na repetição pode ser desgastante. Nesse sentido, a percepção antecipada sobre a profissão é muito importante.

Motivação

Possuir o desejo interno de impulsionar a si mesmo é um fator de distinção nesse meio. Não adianta socializar com clientes e gestores, mas não cultivar o desejo de crescer, conquistar e avançar em suas habilidades.

Possuir modelos profissionais de referência, mesmo que de outra área, também ajuda muito. Portanto, vale a pena conhecer histórias de sucesso e usá-las como inspiração. O profissional que é bem sucedido desenvolveu ferramentas mentais para isso.

Ter objetivos claros

As metas de cada indivíduo são um universo muito pessoal. É importante ser honesto consigo mesmo tanto ao estabelecer metas, cuidando que sejam realistas, quanto ao cumprí-las.

Com objetivos claros é mais fácil ter motivação, mesmo que os objetivos sejam de sobrevivência financeira, ou de alcançar  “x” valores durante “x” meses, semanas ou anos.

Descubra as características dos profissionais de concessionária

Características como boa comunicação, paixão por carros, prazer em lidar com pessoas e versatilidade são comuns nos profissionais do segmento automotivo.

As concessionárias têm buscado aprimorar o processo de recrutamento para garantir a contratação dos profissionais certos e que tenham boa entrega nas atividades específicas para cada cargo.

O fato é que essas lojas precisam passar por adaptações para manter a competitividade. Portanto, o que mudou é que, primeiro, o perfil do cargo é avaliado e só depois há a busca de um profissional adequado ao perfil.

Profissionais que saibam como utilizar, paralelamente, técnicas de fechamento de vendas e habilidades de relacionamento interpessoal têm grandes chances de alcançar um posto de trabalho.

Entenda como funciona o recrutamento para emprego em concessionárias

De um modo geral, as empresas têm avaliado melhor a importância do capital humano, o que coloca o profissional como o principal ativo das corporações.

Em consequência disso, existe uma profissionalização corrente na gestão de pessoas. Para as concessionárias, é importante contar com indivíduos capazes de lidar com estratégias on-line e tecnologias inovadoras.

Portanto é natural que o recrutamento leve esse fator em consideração. Se nem a venda de showroom é mais a mesma, como abrir mão de mentes abertas à adoção de tecnologia?

De fato, os processos de recrutamento têm sido mais elaborados. Alternativas como processos seletivos ou seleção por intermédio de consultoria de RH têm cedido espaço para o recrutamento em portais da internet.

Os portais de recrutamento on-line encurtam o tempo de escolha de um profissional, por isso é importante que os candidatos saibam como editar e manter um perfil atrativo em redes como o LinkedIn, por exemplo.

Perceba o que são planos de retenção de talentos

Encontrar um profissional de perfil específico e com características que convergem para as exigências da vaga é tão positivo que as empresas temem perdê-los.

As concessionárias, ou qualquer empresa que valorize colaboradores, têm interesse em reter funcionários competitivos e motivados. Os planos de retenção de profissionais são parte dos esforços de recrutamento em concentrar mais no potencial humano.

Isso porque profissionais novatos quando demonstram talento e destreza, mas não recebem treinamento adequado, podem criar maus hábitos, o que é desinteressante para o negócio.

Dar orientação e fazer com que bons profissionais desenvolvam as habilidades necessárias faz toda a diferença nos resultados da equipe. A venda de carros envolve sutileza e o sucesso não depende exclusivamente da marca de carro que é vendida, mas da habilidade em construir uma sintonia com o cliente.

Não é por acaso que as demandas para a formação de um bom vendedor de automóveis foram substituídas pela necessidade de profissionalismo, cortesia e capacidade de dar assistência.

Compreenda o perfil do profissional que cumpre missões

Alguns gestores experientes de concessionárias atentam ao fato de que indivíduos de determinada geração, mais afeita aos games, são mais competitivos.

Querem dizer com isso que existe um certo interesse por indivíduos com habilidades comuns de jogadores: capacidade de treinar, completar missões, aprender habilidades, derrotar inimigos -- que seria equivalente a ultrapassar obstáculos -- e descobrir coisas novas, até alcançar o nível mais alto do jogo e efetuar todas as conquistas.

Aliás, treinamento em habilidades é altamente apreciado para o perfil do profissional de concessionária. Veja algumas capacidades requisitadas para os níveis de consultor e mestre em vendas:

  • treinamento avançado em habilidades de vendas;
  • iniciativa de auto-aperfeiçoamento;
  • lidar com clientes no showroom;
  • treinamento em habilidades para atendimento ao telefone;
  • competência em venda de veículos usados;
  • conhecimento de e-commerce;
  • capacidade de lidar com leads da Internet.

É claro que não se pode alcançar tantas habilidades antes mesmo de experimentar a profissão. Mas um conselho válido é que você utilize todo o seu tempo de inatividade para melhorar a eficácia do seu “tempo de atividade”, ou seja, da sua atuação profissional.

Conclusão

Agora você sabe muito mais sobre a realidade das concessionárias, suas prioridades na seleção de colaboradores, e sobre os requisitos dos profissionais que atuam no setor.

Isso significa que agora você entender melhor o que é necessário para conseguir emprego em concessionária, não é verdade? Então, siga adiante e cadastre-se no AutoForce Jobs para alavancar de vez suas oportunidades de entrar para o segmento automotivo!