Adriano Vargas

  • Gestor Comercial
  • São Paulo, SP, Brasil
  • Ago 26, 2018
CLT Vendas

Resumo Pessoal

Profissional da área de vendas com 30 anos de experiência  trabalhando no segmento Automotivo (Montadoras/Tiers), Industria em Geral (OEM/MRO), reposição (Aftermarket) e seus respectivos clientes/mercados na Europa, Ásia e Américas. Altamente motivado, defensor do código de ética e conduta da empresa, pensamento estratégico para maximização do resultado em vendas, lucratividade e Market share, Tem como maior virtude o desenvolvimento de talentos e times e alta performance. Totalmente voltado para resultados, estudo dos mercados e entendimento dos clientes, superação dos objetivos/metas, liderança, capacidade para construir relacionamentos de longo prazo com clientes e pares internos, pensamento estratégico para planejamento e perfeita execução de planos de ação são minhas maiores competências. Experiência em muitas áreas da empresa (Vendas, Compras, Logistica, Operação/Produção, Custos e Engenharia de Produtos e Processos). Ampla vivência e entendimento de diferentes culturas, forte laço de relacionamento com rede de contatos nas Américas, Europa e Ásia, principalmente por ter trabalhado em Michigan-EUA.

Principais Realizacoes:

  • Aumento das Vendas do Grupo RCO em 22% (2016 x 2017)
  • COE (Circle of Excellence) – 2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012
  • COE (Circle of Excellence – CEO Award) – 2008 – Aumento de Vendas e Rentabilidade na VW e MBB
  • Primeira pessoa da Freudenberg Brasil a receber o premio PAU (Perfomance Annual Unit)
  • Grandes contribuicoes nao somente comerciais que ajudaram a empresa a voltar a ser rentavel e ganhar novos mercados

Experiências de Trabalho

Gestor Comercial
Jan 2018 - Retentores Wylerson

Responsável pelo desenvolvimento de novos clientes e novos negócios (Vedações e Peças Técnicas de Borracha Diversas - Ex: Juntas/Gaxetas, Coifas, O’Rings, Elementos de vedação, Buchas/Coxins, Metal Borracha, Peças para Filtros Automotivos, Diafragmas e Grommets).
- Segmentos Target: Montadoras Automotivas (VW, Fiat, GM, Ford, MBB, Scania, Volvo, etc), Industria em Geral/OEM (Construção, Motocicletas, Agrícola, Linha Branca e Linha Amarela - Ex: Honda, Yamaha, Electrolux, Valtra, Jacto e Distribuição industrial) e Reposição (Distribuidores Regionais, Nacionais e Revendedores).

Gestor Comercial
Jan 2017 - Jan 2018 Grupo RCO

Responsável por todas as atividades comerciais e desenvolvimento de novos negócios principalmente no segmento automotivo. Responsável desde a fase de análise crítica de dados para cotação, elaboração dos orçamentos, definição de preço dos equipamentos, envio da proposta comercial e negociação com os clientes até o fechamento final do pedido. Tudo monitorado dentro do CRM (SALES FORCE).

Os principais produtos são sistemas transportadores, sistemas de resfriamento de borrachas, batch offs, estruturas metálicas e mezaninos, carros k7 para diversas finalidades, sistemas de armazenamento e dispositivos industriais diversos como guilhotinas para borracha, retrofits de calandras, etc...

Os principais clientes são as empresas produtoras de pneus Globais Pirelli, Bridgestone, Goodyear, Michelin, Continental, Titan e Sumitomo. Também desenvolvemos novos negócios/equipamentos para outras empresas do segmento industrial.

Vendas totais 25% maiores que as vendas de 2016.

Gestor Geral
Jan 2015 - Out 2016 Kreator Comunicacao Visual

A Kreator tinha uma completa linha de serviços/produtos para comunicação visual e propaganda (Envelopamento de veículos, decoração de lojas, Banners, Outdoors, Fachadas de lojas, Campanhas publicitarias (www.kreatormidia.com.br). Aqui eu tive a oportunidade de aplicar toda a experiência adquirida nos quase 30 anos trabalhados em multinacional, como controles visuais para toda a operação, incluindo vendas. Vale ressaltar todo o controle e foco empregado em reduções de custo e melhorias da qualidade.

Diretor Comercial/Gerente Comercial/Key Account Manager
Jan 2009 - Out 2013 Freudenberg Sealing Technologies
Segmento Industrial (Simrit) - Diretor América do Sul (2009-2013)

Responsável por toda divisão de vedações industriais (23 segmentos sendo Eletrodomésticos, Agricultura, Motocicletas, Redutores Industriais, Caminhões leves e pesados e Ônibus, etc) atuando com estratégias globais juntamente com os Key Account Managers e Fornecedores Globais (Europa, Américas e Ásia). Responsabilidade total por lucros e perdas da divisão (PL1) e também por definir e implementar estratégias de aumento de preços, ganhos de mercado/novos negócios, comparativos de vendas mensais/anuais para verificação da evolução dos indicadores, Estoque de produtos acabados nacionais e importados (Warehouse), Importação , Exportação, Atendimento ao Cliente/ Pos Venda e Qualidade/Assistência Técnica

As vendas da divisão cresceram em media 18% por ano (Últimos 4 anos). Implementamos várias ações de marketing para fortalecer a marca na América do Sul, Promoções, Feiras, Lançamentos de novos produtos e Novas tecnologias (Techdays e Dr. Simrit – Engenheiro virtual que tira duvidas sobre vedações)

Também responsável pelo canal de reposição e distribuição dos produtos (MRO).

Novas abordagens e técnicas de vendas deram sustentação ao excelente resultado alcançado (Strategic Selling – Medição dos mercados, identificação das oportunidades, Amplo estudo dos clientes, Tomadores de decisão, Problemas de qualidade e entrega dos concorrentes)

Segmento Automotivo/Montadoras – Diretor de Vendas e Compras (2005-2009)

Responsável pela completa gestão comercial e retorno sobre vendas para os clientes automotivos e respectivos tiers de acordo com estratégias globais adaptadas para os requerimentos locais, interagindo com os key account managers, clientes e fornecedores globais (Europa, Americas e Asia)

Divisão representava 50% das vendas totais da empresa na América do Sul

A ação comercial nesta época foi uma das maiores contribuições para que a empresa conseguisse voltar a ser rentável

 - PRINCIPAIS ESTRATEGIAS (Criação de um novo time comercial forte, talentoso e autoconfiante, Início do uso da filosofia comercial Value Selling/Strategic Selling, Entendimento do tamanho do mercado/oportunidades/concorrência, Primeiro atacamos oportunidades de nacionalização e finalmente os concorrentes locais diretos, Busca de relacionamento de longo prazo com os tomadores de decisão nos clientes, Levando ao limite o cumprimento de todas as oportunidades/metas, Sempre buscando oportunidades para aumentar preços e Adquirir novos negócios mais rentáveis)

Nunca perdemos o evento de celebracao anual para os times internacionais que cumprissem suas metas (COE - Circle of Excelence)

Responsabilidade por 4 Key Account Managers Diretos e mais de 300 funcionários indiretos (Vendas, Compras, Supply Chain, Operacao, etc)

Domínio Amplo dos conceitos LeanManufacturing e Green Belt

 Segmento Automotivo/Montadoras – Gerente de Vendas e Compras (2003-2005)
VENDAS

Responsabilidade pela abertura e manutenção de negócios/vendas em clientes automotivos, Tier 1 e Tier 2 (Ex: VW, GM, MBB, Scania, Cofap, TRW, ZF, etc ), Apos longos anos a empresa finalmente conseguiu conquistar grande fatia de market share, Responsabilidade pelas negociações de preços com as montadoras e tiers (Aumentos em alguns casos conseguimos 70% em clientes com margens negativas), Pela primeira vez houve uma cooperação global com os pares da empresa o que ajudou um crescimento de vendas rápido e sustentável., Pela primeira vez em anos o ROS tornou-se positivo e respeitável, Responsabilidade por 3 Gerentes diretos, Reconquistamos Vários Clientes (Ex: VW e GM), Crescimento em vendas médio anual acima da media do mercado

COMPRAS

Responsabilidade total pelo Gerenciamento dos processos de logística e suprimentos garantindo o abastecimento de matérias primas e insumos de fabricação, Supervisionar o sistema de avaliação, cadastro e crédito de fornecedores, Liderar os processos de todas as aquisições de matéria-prima insumos, utilidades, equipamentos e serviços, Responsável pelos processos de importação, Responsável pela Terceirização do setor de Estamparia, Conhecimento das normas ISO/TS, Domínio Amplo dos conceitos Lean Manufacturing, Green Belt

Formação/ Especialidade

Tecnólogo em Processos de Produção
Fev 1990 - Nov 1995 FATEC - São Paulo/Tiradentes
Bacharel em Propaganda e Marketing
Jan 2005 - Nov 2009 UNIP-SP